CartaExpressa
Ministro de Minas e Energia terá de se explicar à Câmara após apagão
O requerimento aprovado partiu da presidente da Comissão de Fiscalização Financeira, Bia Kicis (PL-DF)


A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara aprovou, nesta quarta-feira 16, um convite ao ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. A data da audiência ainda não está definida.
O objetivo é obter explicações sobre o apagão elétrico que atingiu 25 estados e o Distrito Federal por cerca de seis horas na última terça.
O requerimento aprovado partiu da presidente da comissão, Bia Kicis (PL-DF). No documento, ela escreveu que “as causas do problema não foram identificadas”.
Nesta quarta, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que o apagão decorreu de um “erro técnico”. Em programa da Empresa Brasil de Comunicação, o petista também declarou não acreditar que o incidente tenha acontecido por problemas de demanda ou de oferta de energia.
Ainda na terça-feira, Alexandre Silveira adiantou que solicitaria à Polícia Federal e à Agência Brasileira de Inteligência a abertura de uma investigação sobre as causas do apagão.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

‘Erro técnico’: a versão de Rui Costa para o apagão que afetou 25 estados e o DF
Por André Lucena
Variação inesperada de frequência no Ceará pode ser a ‘causa raiz’ do apagão, diz diretor do ONS
Por CartaCapital