CartaExpressa
Ministério da Saúde sinaliza que vacinação contra Covid a crianças deve começar em janeiro
A pasta de Marcelo Queiroga, no entanto, atrelou o posicionamento final da pasta à consulta pública que permanece até o início do ano


O Ministério da Saúde informou que a vacinação contra Covid-19 a crianças de 5 a 11 anos deve acontecer em janeiro, mas atrelou a possibilidade ao final da votação pública aberta pela pasta e que fica aberta até o dia 2 de janeiro.
Em nota, a pasta liderada por Marcelo Queiroga disse que “a recomendação do Ministério da Saúde é pela inclusão das crianças de 5 a 11 anos na Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), conforme posicionamento oficial da pasta declarado em consulta pública no dia 23 de dezembro e reforçado pelo ministro da Saúde em manifestações públicas”.
Em outro trecho, no entanto, o ministério assume que formalizará a decisão após a consulta pública aberta em seu site. “No dia 5 de janeiro, após ouvir a sociedade, a pasta formalizará sua decisão e, mantida a recomendação, a imunização desta faixa etária deve iniciar ainda em janeiro”.
A vacinação para a faixa etária já foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária desde o dia 16 de dezembro e já ocorre em outros países. A pasta chegou a se manifestar a favor da imunização às crianças ser feita com prescrição médica, o que vem sendo refutado por grande parte dos estados.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Secretária de Queiroga rebate Bolsonaro e atesta segurança de vacina contra Covid-19 a crianças
Por CartaCapital
Vacina para crianças estimula ativismo de bolsonaristas contra o imunizante
Por Estadão Conteúdo