CartaExpressa
Ministério da Saúde sinaliza que vacinação contra Covid a crianças deve começar em janeiro
A pasta de Marcelo Queiroga, no entanto, atrelou o posicionamento final da pasta à consulta pública que permanece até o início do ano


O Ministério da Saúde informou que a vacinação contra Covid-19 a crianças de 5 a 11 anos deve acontecer em janeiro, mas atrelou a possibilidade ao final da votação pública aberta pela pasta e que fica aberta até o dia 2 de janeiro.
Em nota, a pasta liderada por Marcelo Queiroga disse que “a recomendação do Ministério da Saúde é pela inclusão das crianças de 5 a 11 anos na Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), conforme posicionamento oficial da pasta declarado em consulta pública no dia 23 de dezembro e reforçado pelo ministro da Saúde em manifestações públicas”.
Em outro trecho, no entanto, o ministério assume que formalizará a decisão após a consulta pública aberta em seu site. “No dia 5 de janeiro, após ouvir a sociedade, a pasta formalizará sua decisão e, mantida a recomendação, a imunização desta faixa etária deve iniciar ainda em janeiro”.
A vacinação para a faixa etária já foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária desde o dia 16 de dezembro e já ocorre em outros países. A pasta chegou a se manifestar a favor da imunização às crianças ser feita com prescrição médica, o que vem sendo refutado por grande parte dos estados.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Secretária de Queiroga rebate Bolsonaro e atesta segurança de vacina contra Covid-19 a crianças
Por CartaCapital
Vacina para crianças estimula ativismo de bolsonaristas contra o imunizante
Por Estadão Conteúdo