CartaExpressa
Ministério da Saúde pede ajuda para adquirir vacinas da Janssen e Pfizer
A negociação com os laboratórios começou em abril de 2020 e até o momento não houve um acordo; pasta recorre ao próprio governo


O Ministério da Saúde divulgou uma nota na noite do domingo 21 em que pede ajuda à Casa Civil para comprar vacinas dos laboratórios Janssen e Pfizer.
A negociação com os laboratórios começou em abril de 2020 e até o momento não houve um acordo.
“Quarta passada, diante dessas dificuldades e da Janssen e Pfizer não terem nos permitido avançar na compra das vacinas, remetemos um ofício à Casa Civil, que certamente buscará orientação junto a outros órgãos federativos e nos ajudará a encontrar soluções que extrapolam os limites legais do Ministério da Saúde”, afirmou o Secretário Executivo da pasta, Elcio Franco.
De acordo com ele, os dois laboratórios pedem ao Brasil garantias de pagamento e se resguardam de eventuais efeitos graves que as vacinas possam causar, entre outras dificuldades que nenhum outro fornecedor pediu.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.