CartaExpressa
Ministério da Defesa vai enviar aviões para combater incêndios em São Paulo
Quatro aeronaves da FAB e do Exército serão utilizadas na operação


O governo Lula (PT) irá enviar aviões do Ministério da Defesa para auxiliar no combate aos incêndios que atingem o estado de São Paulo. A decisão foi confirmada por Marina Silva, ministra do Meio Ambiente, ao site G1, e pelo ministro Waldez Góes, da Integração e Desenvolvimento Regional, nas redes sociais.
A ministra disse ter conversado com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), por telefone, na noite de sábado 24, para acertar detalhes da cooeperação.
“Em mais uma emergência climática enfrentada pelo país, o momento novamente requer solidariedade, concentração e preparo para responder adequadamente aos seus impactos”, disse ela ao site.
Até aqui, 45 cidades estão em situação de emergência após avanço do fogo e da fumaça. Mais de 2 mil focos de incêndio foram identificados no estado, que montou um gabinete de crise para acompanhar a situação.
Ao todo, serão quatro aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) e do Exército envolvidas na operação. Os detalhes foram confirmados por Waldez Góes nas redes sociais:
“O apoio inicialmente mobilizado inclui:
– 01 Aeronave KC-390, da Força Aérea;
– 03 Aeronaves, do Comando de Aviação do Exército Brasileiro para combate aos focos de incêndios”.
O apoio inicialmente mobilizado inclui:
– 01 Aeronave KC-390, da Força Aérea;
– 03 Aeronaves, do Comando de Aviação do Exército Brasileiro para combate aos focos de incêndios.— Waldez Góes (@waldezoficial) August 25, 2024
A data do início da cooperação, no entanto, ainda não foi informada. Alexandre Padilha, ministro das Relações Institucionais, informou, no sábado 24, estar ‘trabalhando para que medidas sejam tomadas o mais brevemente possível’.
O governo federal, neste momento, na Amazônia e no Pantanal, onde queimadas também são registradas.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Governo federal acompanha e pode ajudar a conter incêndios em São Paulo, diz Alexandre Padilha
Por CartaCapital
Incêndios florestais deixam 30 cidades de São Paulo em alerta máximo
Por AFP