CartaExpressa

Miguel Reale Jr.: Proposta do governo para o Renda Cidadã é “pedalada fiscal”

‘Com certeza trata-se de crime de responsabilidade’, afirmou o jurista

Apoie Siga-nos no

O jurista Miguel Reale Jr., um dos autores do pedido de impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff, afirmou que o plano do governo de Jair Bolsonaro de financiar parcialmente o programa Renda Cidadã com verba dos precatórios configura “pedalada fiscal”.

“Com certeza trata-se de crime de responsabilidade. A proposta transforma uma determinação orçamentária em dívida, posterga o pagamento. É um calote”, disse o jurista em entrevista à revista Veja. “Usar os recursos destinados ao pagamento de precatórios configura, sem sombra de dúvida, uma pedalada fiscal”, completou.

“Esse ato só mostra um governo que atua por experimentações, joga a ideia e vê se pega. Não existe sequer centralidade de decisões. Cada hora é uma proposta e volta atrás, como foi no caso das desonerações”, criticou ainda Miguel Reale Jr.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar