CartaExpressa
MG: 95% dos eleitores ainda não têm candidato ao Senado e deixam disputa em aberto
38% estão indecisos e outros 57% dizem que ainda não escolherem o seu candidato; Cleitinho Azevedo (Cidadania) e Reginaldo Lopes (PT), por enquanto, são os favoritos
A pesquisa Quaest divulgada nesta sexta-feira 18 revelou que 95% dos eleitores de Minas Gerais ainda não têm um candidato para o Senado Federal. De acordo com o levantamento, 57% dizem que não escolheram e 38% estão indecisos.
A disputa, em aberto, tem Cleitinho Azevedo (Cidadania) e Reginaldo Lopes (PT) aparecendo como favoritos.
Segundo a consultoria, o deputado estadual do Cidadania é quem reúne o maior número de eleitores no atual cenário, com 13% das intenções de voto. O deputado federal pelo PT, por sua vez, teria 10%. Em seguida, aparecem o senador Alexandre Silveira (PSD), com 8%; a vereadora Duda Salabert (PDT), com 6%; e o deputado federal Marcelo Álvaro Antônio (PL), com 4%.
O deputado federal Marcelo Aro (PP) e o ex-prefeito de Moema Julvan Lacerda (Avante) estão mais distantes na disputa, reunindo 2% e 1% das intenções de voto, respectivamente.
A pesquisa ainda monitorou outros cenários mais enxutos. Veja os resultados:

Para chegar aos resultados, a pesquisa foi realizada entre 11 e 16 de março e contou com 1.480 entrevistas presenciais com os eleitores mineiros. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Em Minas, Lula lidera corrida eleitoral com 46%; Bolsonaro tem apenas 21%
Por Getulio Xavier
Com apoio de Lula, Kalil vence Zema em Minas Gerais, diz pesquisa Quaest
Por Getulio Xavier
Pesquisa interna mostra crescimento de Kalil quando apoiado por Lula em MG
Por Ana Flávia Gussen



