CartaExpressa

Messias contrata empresa que ajudou Zanin a ‘destravar’ votos no Senado

À época, o então advogado de Lula, com a ajuda da equipe de relações públicas, conseguiu contato com 70 dos 81 senadores

Messias contrata empresa que ajudou Zanin a ‘destravar’ votos no Senado
Messias contrata empresa que ajudou Zanin a ‘destravar’ votos no Senado
Jorge Messias e Cristiano Zanin. Foto: Renato Menezes Ascom/AGU
Apoie Siga-nos no

O indicado por Lula (PT) ao Supremo Tribunal Federal, Jorge Messias, contratou a mesma equipe de relações públicas que o agora ministro Cristiano Zanin empregou em 2023, quando também tentava vencer a resistência dos senadores.

A equipe é representada pelo comunicador Roberto Machado, que fez a interlocução de Zanin com a imprensa e conseguiu que o então advogado de Lula contatasse 70 dos 81 senadores. À época, os únicos não procurados foram aqueles que manifestaram publicamente rejeição ao nome de Zanin, como o senador Sergio Moro (União-PR).

Zanin foi exitoso no seu processo de convencimento dos senadores. Apesar de ter a pecha de ser o advogado de Lula, o agora ministro do STF conseguiu 21 votos na Comissão de Constituição e Justiça do Senado e 58 votos favoráveis em plenário.

A missão é considerada um pouco mais complicada para Messias. Senadores da base admitem que o advogado-geral terá dificuldades em conseguir os 41 votos favoráveis para assumir a cadeira deixada por Luís Roberto Barroso.

Não só por isso, o governo tenta adiar a sabatina de Messias na CCJ, marcada inicialmente para 10 de dezembro.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo