CartaExpressa
Mercado financeiro reduz a previsão de inflação para 2026
Estimativas sobre PIB, câmbio e juros publicadas no Boletim Focus, do Banco Central, permanecem estáveis
O mercado financeiro reduziu a previsão de inflação de 2026 para 3,99%. A estimativa foi publicada na edição desta segunda-feira 2 do boletim Focus.
Esta é a quarta semana seguida de queda na previsão dos analistas para o IPCA no ano. Segundo o levantamento, eles esperam inflação de 3,8% em 2027 e 3,5% em 2028.
As previsões dos analistas para o PIB, o câmbio e a taxa básica de juros (Selic) ficaram estáveis nesta semana, na comparação com a edição anterior do Focus. O boletim prevê alta de 1,8% no PIB no fim de 2026; estimam que o dólar vai valer 5,50 reais e que a Selic vai fechar o ano em 12,25%.
O boletim Focus é publicado todas as segundas-feiras pelo Banco Central (BC), contando com as apostas de analistas de bancos e outras instituições financeiras. Dezenas de profissionais são consultados.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.


