CartaExpressa

Mercado financeiro ‘descarta’ Bolsonaro e aposta em Tarcísio como líder da oposição, revela pesquisa

Governador de São Paulo foi apontado por 48% dos investidores de SP e RJ como principal nome contra Lula nos próximos 4 anos

Foto: Alan Santos/PR
Apoie Siga-nos no

O mercado financeiro já não aposta mais no ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como principal nome da oposição a Lula (PT) nos próximos 4 anos. A bola da vez é, segundo pesquisa da consultoria Quaest, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ex-ministro na gestão anterior e atual governador de São Paulo.

As conclusões do mercado financeiro constam na última pesquisa da consultoria divulgada nesta quarta-feira 10. O levantamento se debruçou sobre as visões dos investidores do Rio de Janeiro e de São Paulo sobre o atual governo. Esta é a segunda rodada da pesquisa.

No trecho em que trata da oposição a Lula, a consultoria perguntou aos investidores entrevistados qual seria o principal líder político a se contrapor ao petista e ouviu de 48% que Tarcísio seria este nome. Só 34% disseram ainda acreditar no potencial do ex-capitão para a tarefa. 7% indicaram o governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo) e outros 2% apontaram o senador Flávio Bolsonaro (PL). 10% ainda buscam outro nome.

A posição de defesa do mercado financeiro a Tarcísio também fica evidenciada pelo apontamento de que Bolsonaro, caso não possa concorrer, deveria apoiar o governador paulista. 66% fizeram esta afirmação. Romeu Zema aparece em 2º lugar com 25% e Flávio soma 3%. Michelle Bolsonaro teria a simpatia de apenas 1% do mercado para concorrer em 2026.

A pesquisa ainda mediu a visão do setor sobre a possibilidade do surgimento de um nome da chamada terceira via. Neste caso, o otimismo é menor. 55% não acreditam em um nome deste campo para a próxima eleição. 45% apontam confiança.

O levantamento da Quaest foi realizado a pedido da Genial Investimentos e contou com 92 entrevistas com membros de fundos de investimentos de SP e do RJ. As entrevistas online foram realizadas entre os dias 4 e 8 de maio.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.