CartaExpressa

Mendonça assume a relatoria de novo habeas corpus pró-Bolsonaro

Diversas tentativas de tirar o ex-presidente da Papudinha fracassaram no STF

Mendonça assume a relatoria de novo habeas corpus pró-Bolsonaro
Mendonça assume a relatoria de novo habeas corpus pró-Bolsonaro
O ministro do STF André Mendonça. Foto: Andressa Anholete/STF
Apoie Siga-nos no

O ministro do Supremo Tribunal Federal André Mendonça foi designado relator de um novo habeas corpus protocolado em prol de Jair Bolsonaro (PL), condenado a 27 anos e três meses de prisão por liderar a tentativa de golpe de Estado.

O autor do pedido é um advogado do Rio de Janeiro que não integra a defesa do ex-presidente. Leonel Kimus Esteves diz no documento se tratar de um habeas corpus preventivo e critica uma suposta prisão cautelar de Bolsonaro — embora o ex-capitão, ao contrário do que sustenta o advogado, já cumpra a pena decorrente de sua condenação na trama golpista.

Mendonça, indicado ao STF por Bolsonaro, ainda não expediu qualquer decisão no processo.

Diversas solicitações semelhantes fracassaram na Corte. Na segunda-feira 9, a ministra Cármen Lúcia rejeitou de uma vez cinco habeas corpus para Bolsonaro, sob o argumento de que  a Corte não aceita esse instrumento contra atos de um de seus ministros — os HCs miram decisões de Alexandre de Moraes.

Jair Bolsonaro está desde 15 de janeiro no Complexo Penitenciário da Papuda, em um local conhecido como Papudinha. Até então, cumpria a pena na Superintendência da Polícia Federal.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo