CartaExpressa

MEC define que Sisu terá uma edição por ano a partir de 2024

A pasta deve publicar nesta semana um edital com os detalhes da mudança e os novos cronogramas

O ministro da Educação, Camilo Santana. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, passará a ter apenas uma edição por ano a partir de 2024. O programa utiliza as notas dos estudantes no Enem para selecionar os alunos das universidades públicas participantes.

O Ministério da Educação deve publicar nesta semana um edital com os detalhes da mudança e os novos cronogramas.

Tradicionalmente, há uma rodada do programa por semestre. No entanto, uma avaliação conduzida pelo MEC indicou que as edições de meio de ano costumam ter altos índices de desistência e de vagas remanescentes, o que motivou a alteração.

A intenção da pasta é organizar um processo simples no meio do ano apenas para quem quiser mudar de curso, mas sem ofertas de novas vagas.

Os candidatos ao Sisu 2024 poderão utilizar as notas do Enem 2023 para pleitear um lugar nas universidades públicas. O processo seletivo costuma ficar aberto por uma semana e o estudante deve apontar duas opções de cursos para concorrer às vagas.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar