CartaExpressa
MEC define que Sisu terá uma edição por ano a partir de 2024
A pasta deve publicar nesta semana um edital com os detalhes da mudança e os novos cronogramas


O Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, passará a ter apenas uma edição por ano a partir de 2024. O programa utiliza as notas dos estudantes no Enem para selecionar os alunos das universidades públicas participantes.
O Ministério da Educação deve publicar nesta semana um edital com os detalhes da mudança e os novos cronogramas.
Tradicionalmente, há uma rodada do programa por semestre. No entanto, uma avaliação conduzida pelo MEC indicou que as edições de meio de ano costumam ter altos índices de desistência e de vagas remanescentes, o que motivou a alteração.
A intenção da pasta é organizar um processo simples no meio do ano apenas para quem quiser mudar de curso, mas sem ofertas de novas vagas.
Os candidatos ao Sisu 2024 poderão utilizar as notas do Enem 2023 para pleitear um lugar nas universidades públicas. O processo seletivo costuma ficar aberto por uma semana e o estudante deve apontar duas opções de cursos para concorrer às vagas.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

MEC prepara o fim dos cursos de licenciatura 100% EaD
Por CartaCapital
MEC suspende autorização para novos cursos EAD em 17 áreas; confira a lista
Por CartaCapital