CartaExpressa
‘Me deem algumas horas para conversar com amigos e meu partido’, diz Ciro após definição de 2º turno
‘Estou profundamente preocupado com o que estou vendo acontecer no Brasil’, afirmou o pedetista


O candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, fez um breve pronunciamento na noite deste domingo 2, para reconhecer sua derrota. Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) disputarão o segundo turno.
“Quero agradecer aos brasileiros que deram a mim o seu voto, apesar de tudo o que aconteceu”, afirmou o pedetista. “Estou profundamente preocupado com o que estou vendo acontecer no Brasil.”
Ciro ainda afirmou nunca ter presenciado “uma situação tão complexa, tão desafiadora e potencialmente ameaçadora sobre a nossa sorte como Nação”.
“Me deem mais algumas horas para conversar com amigos e o meu partido para que a gente possa achar o melhor caminho e melhor equilíbrio para bem servir à Nação brasileira.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.