CartaExpressa
Marina Silva formaliza apoio a Boulos em ato na capital de SP
No ato, a ministra, que é a principal figura da Rede, destacou que vitória de Nunes, atual prefeito e principal adversário de Boulos em São Paulo, pode ajudar a desestabilizar a democracia
A Rede Sustentabilidade e a ministra do Meio Ambiente Marina Silva, fundadora do partido, oficializaram o apoio à candidatura de Guilherme Boulos (PSOL) na disputa eleitoral pela Prefeitura de São Paulo. A aliança já era esperada, uma vez que os dois partidos formaram, na última eleição nacional, uma federação.
A chegada de Marina de forma oficial na pré-campanha, indica Boulos, dá nova cara ao tema da sustentabilidade em seu plano de governo. Segundo declarou o deputado no ato que oficializou a aproximação das siglas, Marina já fez os primeiros apontamentos para a construção das propostas no setor.
“A Marina me ajudou a entender, e a realidade nos força a entender, o quanto é central a pauta da sustentabilidade e das mudanças climáticas”, disse o parlamentar no ato, conforme registra o site Terra, neste sábado 23.
Boulos apontou, ainda, que deve ajudar a Rede a formar uma bancada mais significativa de vereadores em São Paulo e região.
Marina, por sua vez, fez um discurso em que apontou a vitória de Ricardo Nunes (MDB), atual prefeito e principal adversário de Boulos, como uma derrota para a democracia.
“São Paulo tem o desafio histórico de ajudar a estabilizar a democracia. São Paulo não pode ser instrumentalizada para a questão do fundamentalismo político, religioso, ideológico, o que for, como a gente está vendo acontecer. Não pode ser usada para querer destruir a nossa democracia”, disse a ministra.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Denunciado por incitação, bolsonarista agora se diz apoiador de Boulos e do PT
Por Agência Pública
Pesquisa reforça empate técnico entre Nunes e Boulos na disputa pela Prefeitura de São Paulo
Por CartaCapital


