CartaExpressa
Marina afirma que responsáveis por incêndio no Pantanal serão indiciados pela PF
Ainda de acordo com a ministra, os locais de origem do fogo também já foram identificados


A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou, nesta segunda-feira 1º, que os responsáveis por atear fogo na vegetação que gerou o início dos incêndios no Pantanal, serão indiciados pela Polícia Federal. Ainda de acordo com a ministra, os locais de origem também já foram identificados.
Estão relacionados às queimadas desde a limpeza de pastagens em fazendas como o descarte de bitucas de cigarro. Os incêndios no Pantanal já consumiram mais 61 mil hectares do bioma nos últimos dias.
“Os culpados serão indiciados. Nós já sabemos de onde veio a propagação desse fogo. As pessoas serão identificadas, mas a investigação está em curso. Foram 18 focos de incêndio em lugares diferentes que deram início à propagação desse fogo”, declarou a ministra do Meio Ambiente a jornalistas após reunião no Palácio do Planalto sobre o tema.
Uma operação da Polícia Militar, governo do Mato Grosso do Sul e o Ministério Público identificou 18 pontos de ignição, que resultaram em incêndios entre os dias 10 de maio e 23 de junho. A identificação foi possível por meio de imagens de satélite e um helicóptero do governo estadual. Entre as localidades foram identificadas fazendas, mas também áreas ribeirinhas e beiras de estrada.
Um decreto de emergência climática publicado no dia 10 de abril tornou proíbe qualquer tipo de queimada no Pantanal, em função das condições severas.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.