CartaExpressa
Marco Aurélio quer julgamento da suspeição de Moro antes de sua aposentadoria
Até agora, sete ministros já votaram pela suspeição no caso do tríplex do Guarujá


O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, disse acreditar que o presidente da Corte, Luiz Fux, irá pautar o julgamento da suspeição do ex-juiz Sergio Moro antes de sua aposentadoria, marcada para o dia 5 de julho.
“Eu tenho certeza [que ele vai marcar o julgamento]. Ele não vai me frustrar”, afirmou o magistrado à Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo.
O julgamento começou em abril. Até agora, sete ministros já votaram pela suspeição de Moro no caso do tríplex de Lula, contra dois que foram contrários.
Marco Aurélio pediu vista para ter mais tempo de analisar o assunto. No dia 29 de abril, ele devolveu o processo. Passados mais de 30 dias, Fux ainda não pautou o tema.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.