CartaExpressa
Marco Aurélio diz que seria ‘uma honra’ ver Mendonça ou Aras no STF
Prestes a se aposentar, o decano da Corte recebeu homenagens nesta quinta-feira 1


O decano do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Mello, participou nesta quinta-feira 1 de sua última sessão no plenário da Corte. Após 31 anos como ministro, ele se aposentará no próximo dia 12.
Marco Aurélio recebeu diversas homenagens na sessão. Uma delas partiu do advogado-geral da União, André Mendonça, um dos principais candidatos a ocupar a cadeira do decano.
“E a presença, hoje, com palavras muito amáveis, do doutor André Mendonça, que tem a minha torcida para substituir-me no Supremo”, disse Marco Aurélio.
Outro postulante ao cargo de ministro do STF, o procurador-geral da República, Augusto Aras, também se manifestou no plenário e elogiou Marco Aurélio.
Na sequência, o decano exaltou Aras. “O que disse em relação ao doutor André, falo quanto ao doutor Augusto Aras. Seria uma honra para mim muito grande vê-lo ocupando a cadeira que deixo no Supremo”, afirmou.
O nome indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para substituir Marco Aurélio Mello tem de ser aprovado pelo Senado.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.