CartaExpressa

Manifesto: Guedes, Caixa e BB deverão explicar à Câmara a saída da Febraban

Os bancos resolveram deixar a Febraban depois de a entidade preparar um texto que pede a harmonia entre os Poderes

Manifesto: Guedes, Caixa e BB deverão explicar à Câmara a saída da Febraban
Manifesto: Guedes, Caixa e BB deverão explicar à Câmara a saída da Febraban
O ministro da Economia, Paulo Guedes. Foto: Evaristo Sá/AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara, Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), aprovou a realização de uma audiência pública com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e os presidentes da Caixa, Pedro Guimarães, e do Banco do Brasil, Fausto Ribeiro, no colegiado, para discutir a saída das instituições da Federação Brasileira de Bancos.

O Banco do Brasil e a Caixa resolveram deixar a Febraban depois que a entidade preparou um manifesto que pede a harmonia entre os três Poderes.

A relação dos bancos públicos com os privados já estava ruim na Febraban, ao ponto de uma associação nacional dos bancos públicos estar sendo cogitada.

“A decisão da saída do Banco do Brasil e da Caixa da referida federação é o fato de ela ter assinado um manifesto da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo pedindo harmonia entre os Poderes. Algo que toda a população espera, visto que a fome, desemprego e inflação tem aumentado e o governo se preocupa, apenas, em produzir crises”, disse o deputado Aureo Ribeiro no pedido da audiência.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo