CartaExpressa

Manifestante é detida durante “motociata” de Bolsonaro

Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), afirmou que os fatos serão apurados pelo Estado

Manifestante é detida durante “motociata” de Bolsonaro
Manifestante é detida durante “motociata” de Bolsonaro
Testemunhas gravaram o momento em que a mulher é detida. Crédito: Reprodução
Apoie Siga-nos no

Uma mulher de 47 anos foi detida por policiais no último sábado, 10, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, por supostamente ter batido panela em protesto contra Jair Bolsonaro. O presidente participava de “motociata” com apoiadores na capital gaúcha.

Segundo a Polícia Militar do Estado, a manifestante ameaçou motociclistas e tentou chutar uma das pessoas que participavam do ato, além de ter desacatado os agentes de segurança.

O governador gaúcho Eduardo Leite (PSDB-RS) informou que o Estado do Rio Grande do Sul irá apurar “com rigor” as condições em que se deu a prisão da manifestante. “O Estado irá apurar com rigor as condições em que se deu o recolhimento de manifestante hoje em Porto Alegre”, escreveu Eduardo Leite em seu perfil no Twitter.

 

Segundo nota da Secretaria de Segurança Pública (SSP-RS), a manifestante estava agredindo motociclistas com chutes. “Apesar das repetidas tentativas das PMs de afastar a mulher, ela desobedeceu a ordem, desacatou as PMs que a abordaram, tentou chutar um dos motociclistas e manteve as ameaças de agressão”, justificou a SSP-RS.

Políticos da oposição questionaram a atitude e sugeriram abuso de autoridade. Foi o caso do Senador Humberto Costa (PT-PE), que chamou de “absurdo” a prisão dela em post no Twitter.

Em entrevista ao Sul 21, Betina se defendeu das acusações: “Eu não estava lá agredindo motoqueiros, nem chutando motos como o governador Eduardo Leite colocou no post dele. Eu estava batendo panela mesmo. A panela era minha e não tava lá agredindo ninguém. Eu estava gritando palavras de insastifação, eles xingavam a gente e a gente xingava de volta. É normal numa manifestação as pessoas se xingarem, só que esse motoqueiro parou na minha frente, me desafiou e eu acabei reagindo. Claro que, num momento desses, a gente perde a razão, mas nada que fosse necessário me prender, me deter e me levar algemada. Eu tenho 1,54 m de altura, não ofereço perigo a ninguém”, afirmou ela.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo