CartaExpressa
Mandetta deixou pistas para responsabilizar o governo Bolsonaro pela tragédia
Para Humberto Costa, ex-ministro corroborou com a tese de que o presidente adotou uma linha de favorecer o contágio geral da população
O senador Humberto Costa (PT-PE), membro da CPI da Covid, avalia que o depoimento do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta na Comissão “deixa pistas” para que parlamentares possam caracterizar o governo do presidente Jair Bolsonaro como ” indiferente ao sofrimento da população e responsável pela tragédia que estamos vivendo hoje”.
“Mandetta corroborou com a tese de que o presidente adotou uma linha de favorecer o contágio geral da população para fazer o País chegar a uma imunidade de rebanho, com todas as consequências disso, inclusive as mais de 400 mil mortes”, afirmou o senador em conversa com CartaCapital na terça-feira 4.
Costa acrescenta ainda que as declarações de Mandetta são relevantes porque citam os papéis desempenhados pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, e pelos filhos do presidente, o deputado Eduardo Bolsonaro e o vereador Carlos Bolsonaro, durante a crise sanitária.
“Foi importante ele falar do Guedes que, naquele período, corroborava a tese por questões econômicas para evitar gastos com vacinas e leitos de UTIs e e ter denunciado os filhos de Bolsonaro pela participação ativa no processo negativo de enfrentamento da Covid-19”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



