CartaExpressa
Mais de 200 arquitetos lançam manifesto pró-Boulos e Erundina
Grupo pede ‘urbanismo ético, na defesa dos espaços públicos e dos bens comuns’
Um grupo de mais de 200 arquitetos e urbanistas divulgou nesta quarta-feira 30 um manifesto em apoio à candidatura de Guilherme Boulos e Luiza Erundina (PSOL) à Prefeitura de São Paulo. Entre as assinaturas, constam as de Ermínia Maricato, Raquel Rolnik e Rosangela Paz (do Fórum de Trabalho Social em Habitação/SP).
“Defendemos (…) um urbanismo ético, na defesa dos espaços públicos e dos bens comuns, que tenha como método e pressuposto a construção coletiva das definições do rumo da cidade, em todas as escalas. Acreditando que a candidatura Boulos-Erundina é a que neste momento expressa estes princípios e que seu programa de governo contém propostas concretas que vão nesta direção, expressamos aqui nosso apoio”, diz trecho do manifesto.
Entre as propostas defendidas pelo grupo, estão ainda a de “um urbanismo inclusivo que diminua as distâncias (sociais, econômicas, raciais e de gênero)” e “um urbanismo ecológico que redefina o diálogo da cidade com seu sítio natural, que proteja as águas e as matas e que reduza todas as formas de poluição e lixo”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.