CartaExpressa
Maioria rejeita anistia a golpistas, aponta Datafolha; veja os números
O repúdio a um eventual perdão, porém, já foi mais expressivo, atesta o instituto


Uma pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira 1º mostra que 55% dos brasileiros rejeitam uma anistia aos golpistas envolvidos no 8 de Janeiro de 2023, enquanto 35% a aprovam. Na rodada anterior, de abril, os índices eram, respectivamente, de 56% e 37%.
O instituto ouviu 2.004 pessoas entre a terça-feira 29 e a quarta 30. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
O repúdio a um eventual perdão a golpistas já foi mais expressivo. Em março de 2024, 63% rechaçavam a anistia e 31% a endossavam. Em dezembro passado, os índices eram, respectivamente, de 62% e 33%.
Os entrevistados responderam à seguinte pergunta: “Você é a favor ou contra uma anistia, ou seja, livrar de punição os responsáveis pela invasão e depredação dos prédios do STF, Congresso e Palácio do Planalto no 8 de janeiro de 2023?.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

STF encerra votação e condena homem que sentou na ‘cadeira do Xandão’ no 8 de Janeiro
Por CartaCapital
Moraes autoriza desconto na pena de condenado por quebrar relógio no 8 de Janeiro
Por CartaCapital
A ‘surpresa’ do número 2 de Torres com viagem aos EUA antes do 8 de Janeiro
Por CartaCapital