CartaExpressa
Maioria do STF condena mais 15 pessoas por participação no 8 de Janeiro
Resta, porém, definir a duração das penas a serem impostas aos bolsonaristas


O Supremo Tribunal Federal formou maioria para condenar mais 15 acusados de envolvimento nos atos golpistas de 8 de Janeiro. O julgamento ocorre no plenário virtual, sem a necessidade de reuniões presenciais, e termina na noite desta sexta-feira 23.
Ainda não há, porém, uma definição sobre a punição. O relator, Alexandre de Moraes, defendeu penas que variam entre 14 e 17 anos de prisão. Acompanharam essa dosimetria os ministros Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Cármen Lúcia.
Cristiano Zanin também votou por condenar os 15 réus, mas propôs penas menores. Ele foi seguido por Edson Fachin.
A condenação se refere aos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, associação criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
Até aqui, o STF condenou 86 pessoas pelo 8 de Janeiro. Ao todo, o Tribunal recebeu 1.345 denúncias contra envolvidos nos atos, apresentadas pelo Ministério Público Federal.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

PF rebate versão de advogado de ex-assessor de Bolsonaro sobre silêncio em depoimento
Por André Lucena
Defesa de Bolsonaro aciona Fux para anular pedido de advogado sobre ato em SP
Por CartaCapital
Valdemar destoa de Bolsonaro e responde a perguntas da PF sobre trama golpista
Por Wendal Carmo