CartaExpressa
Maior bancada da Câmara, PL fecha questão contra a MP dos ministérios
Com 99 deputados, a legenda pode atrapalhar ainda mais a tentativa do governo de aprovar o texto


O PL, dono da maior bancada na Câmara dos Deputados, fechou questão contra a medida provisória de reestruturação dos ministérios. A matéria deve ser votada nesta quarta-feira 31.
A decisão significa, na prática, que a legenda adotou uma posição formal sobre a MP e pode, inclusive, punir parlamentares que eventualmente a contrariem. O PL tem 99 deputados e pode atrapalhar ainda mais a tentativa do governo de aprovar o texto.
A MP tem de ser votada pela Câmara e pelo Senado até esta quinta-feira 1º – do contrário, perderá validade e, na prática, levará à extinção de 17 pastas do governo.
A Câmara só deve conseguir votar a medida provisória à noite. Havia a possibilidade de a análise começar durante a manhã ou no início da tarde, mas a dificuldade de articulação em torno do texto inviabilizou o cronograma.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Briga entre Lira e Renan em Alagoas ganha força em momento decisivo para Lula no Congresso
Por CartaCapital
Câmara só deve votar a MP dos ministérios à noite; governo corre contra o tempo
Por CartaCapital
Câmara aprova a MP de recriação do Bolsa Família
Por CartaCapital