CartaExpressa
Maia: ‘Não vou deferir impeachment’
Presidente da Câmara frustra a oposição ao não cumprir ‘ameaça’ feita no domingo 31


O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), negou nesta segunda-feira 1 a possibilidade de aceitar um dos mais de sessenta pedidos de impedimento contra o presidente Jair Bolsonaro.
“Não vou deferir impeachment“, garantiu Maia ao blog de Andréia Sadi, do G1.
No domingo 31, após reunião com representantes do DEM e de partidos de oposição ao governo, o ainda presidente da Casa aventou a chance de dar andamento a um dos pedidos.
A ameaça foi feita após o DEM decidir abandonar o bloco de Baleia Rossi (MDB-SP), candidato defendido por Maia e que se vê cada vez mais distante da vitória contra Arthur Lira (PP-AL), apoiado por Bolsonaro e favorito a vencer o pleito.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.