CartaExpressa

Mãe de Kathlen Romeu reclama de lentidão do MP para elucidar a morte da filha

A jovem foi morta em uma comunidade do Rio de Janeiro, no ano passado, após ser atingida por um tiro que partiu de um policial militar

(Foto: Reprodução/Instagram)
Apoie Siga-nos no

A mãe de Kathlen Romeu, morta em junho de 2021 após ser alvo de um tiro que partiu da Polícia Militar no Rio de Janeiro, critica a lentidão com que as investigações são conduzidas. Até aqui, o Ministério Público estadual não apresentou nenhuma denúncia à Justiça pelo homicídio.

Jackeline Lopes declarou que o promotor responsável pela investigação, Alexandre Murilo Graça, foi ‘frio, seco e desumano’ durante um encontro. A mãe também disse que o promotor levantou a possibilidade de arquivar o caso. As declarações foram dadas ao UOL.

Em dezembro, a Polícia Civil concluiu um inquérito em andamento e apontou que o tiro que matou Kathlen partiu da arma de um policial militar não identificado. Naquele mês, o MP-RJ denunciou à Auditoria da Justiça Militar cinco policiais militares por fraude processual e um deles por omissão, sob o entendimento de que antes da chegada da perícia, quatro agentes modificaram a cena do crime. A primeira audiência em relação a essa denúncia acontece na segunda-feira 11.

A 4ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal, de Alexandre Murilo Graça, é responsável por investigar o homicídio, enquanto a Justiça Militar investiga eventuais fraudes.

Em nota ao UOL, o promotor disse compreender a dor da mãe após a perda da filha e reafirmou seu compromisso com a solução do caso.

Alegou, ainda, que “a apresentação de uma inicial acusatória mal instruída, não completa, traz como consequência prejuízos não somente para as partes, mas também para toda a sociedade, em sua busca por Justiça”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar