CartaExpressa
‘Lula voltará para resgatar o Brasil’, diz presidente do PDT em ato no Rio
O ato em Belford Roxo também oficializa o endosso do prefeito Waguinho ao petista no 2º turno


O presidente do PDT, Carlos Lupi, participa nesta terça-feira 11 de um ato de apoio à candidatura de Lula (PT) em Belford Roxo (RJ), na Baixada Fluminense.
O evento também oficializa o endosso do prefeito Waguinho ao petista.
“Este encontro vai tomar conta de todo o Rio de Janeiro. Hoje é o começo da virada. Lula volta à Presidência para resgatar o Brasil”, discursou Lupi. “Fora, Bolsonaro! Fora, Belzebu! Fora, praga que está desgraçando o Brasil! Estamos aqui, os patriotas. Nunca o Brasil precisou tanto de patriota como agora.”
Após o primeiro turno, o PDT e o ex-presidenciável Ciro Gomes formalizaram uma aliança com Lula na segunda votação. Em 2 de outubro, Lula obteve 48,4% dos votos válidos, ante 43,2% de Jair Bolsonaro (PL). Ciro terminou na quarta posição, com 3%, atrás também de Simone Tebet (MDB), que recebeu 4,1%.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Ipec mostra Bolsonaro e Lula empatados no 2º turno entre eleitores de São Paulo
Por Ana Luiza Basilio
Vice-governador de Minas declara voto em Lula no 2º turno contra Bolsonaro
Por CartaCapital
Aliados de Lula articulam evento com evangélicos em São Paulo na semana que vem
Por Victor Ohana