CartaExpressa
Lula volta a usar avião presidencial que deu pane no México
Em 1º de outubro, o avião presidencial A319 CJ, principal aeronave utilizada pelo presidente, teve uma pane na decolagem
O presidente Lula (PT) voltou a usar o avião presidencial que apresentou problemas no México no começo de outubro. O presidente usou a aeronave nesta quinta-feira 14 para ir ao Rio de Janeiro, onde ocorre a reunião da cúpula do G20 na próxima semana.
“Já cheguei no Rio de Janeiro e dei meus parabéns ao companheiro Eduardo Paes pelo seu aniversário. Juntos, vamos fazer um grande G20 na cidade maravilhosa”, escreveu Lula em uma rede social.
Em 1º de outubro, o avião presidencial A319 CJ, operada pela Força Aérea Brasília (FAB) e principal aeronave utilizada por Lula, teve uma pane na decolagem, resolvida ainda em voo.
Após o incidente, uma equipe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da FAB, foi enviada ao México para apurar as causas do incidente. Os fatores que geraram o problema no avião presidencial não foram divulgados até o momento.
O incidente reacendeu o debate sobre a compra de um novo avião presidencial. O ministro da Defesa, José Múcio, o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Marcos Antônio Amaro, e ao comandante da Aeronáutica, brigadeiro Marcelo Damasceno, defendem a compra de um modelo com maior autonomia de voo.
O avião presidencial tem autonomia de 11 mil quilômetros e transporta até 45 pessoas, incluindo passageiros e tripulação. Cabe a Lula decidir pela compra ou não de um novo modelo.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Múcio defende troca de avião presidencial após pane em aeronave que transportava Lula
Por CartaCapital
Lula diz que esperou por ‘milagre de Deus’ durante incidente em avião presidencial
Por CartaCapital
Chefe da FAB defende compra de novo avião presidencial após incidente com Lula
Por CartaCapital



