CartaExpressa
Lula vence Bolsonaro na Alemanha com 77% dos votos
Bolsonaro obteve 23% dos votos válidos no país


Brasileiros na Alemanha elegeram o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno, neste domingo 30. O petista recebeu 76,9% dos votos válidos no país, contra 23,1% de Jair Bolsonaro (PL).
A diferença mais expressiva entre os dois candidatos foi vista em Berlim. Na capital alemã, Lula obteve 88,3% do total dos votos válidos. O presidente recebeu 11,7%.
O desempenho do petista superou o obtido no primeiro turno no país, quando ele recebeu 69,2% dos votos válidos, contra 18,7% do ex-capitão.
Em 2018, os brasileiros que vivem na Alemanha elegeram Bolsonaro no primeiro turno, mas no segundo o PT se saiu vencedor, com 56% dos votos para Fernando Haddad.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Em Israel, Bolsonaro vence com menos folga do que em 2018; na Palestina, Lula tem mais de 90%
Por CartaCapital
Na França, Lula vence Bolsonaro com quase 83% dos votos; confira resultados de outros países
Por CartaCapital