CartaExpressa

Lula sobre o 7 de Setembro: ‘Tenho fé que o Brasil irá reconquistar sua bandeira’

Outros candidatos à Presidência também se manifestaram sobre a data; confira também a agenda dos presidenciáveis nesta quarta-feira

Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

Diante de atos que comemoram e questionam os 200 anos da Independência, os presidenciáveis fizeram pronunciamentos através de notas e publicações em redes sociais, saudando sobretudo a liberdade, soberania e a democracia. 

Confira a seguir:

Lula (PT)

Nas redes sociais, o ex-presidente destacou que a união dos brasileiros não é mais o ponto forte desta comemoração e que acredita que o símbolo da bandeira, assim como a democracia serão reconquistadas.

Em um vídeo, ele compila comícios e artistas cantando o hino nacional. O candidato não tem agenda de campanha para esta quarta-feira.

https://twitter.com/LulaOficial/status/1567465717741625346

Jair Bolsonaro (PL)

O chefe do Executivo, além da publicação em vídeo comemorando a data, também deu entrevista à TV Brasil e reforçou que nas eleições “o que está em jogo é a nossa liberdade”.

“Mais que o Bicentenário. É a democracia, a liberdade de um povo. É só ver o que está acontecendo na América do Sul, e também em outros países […] o povo brasileiro que hoje está indo às ruas para festejar 200 anos de Independência e uma eternidade de liberdade”, afirma, “o que está em jogo é a nossa liberdade, é o nosso futuro. E a população sabe que ela é aquela que nos dá o norte para nossas decisões”. 

Nesta manhã, o presidente discursa em Brasília após o desfile cívico e no período da tarde irá acompanhar a cerimônia comemorativa no Rio de Janeiro.

https://twitter.com/jairbolsonaro/status/1567410578473320450

Simone Tebet (MDB) 

A senadora ressaltou a “guerra dos símbolos” em relação à bandeira brasileira e disse que “o Brasil precisa de uma nova independência”. Em um vídeo defende melhores condições de vida as mulheres, crianças e proteção do meio ambiente. 

A agenda da candidata prevê um encontro na Fazenda da Barra, às 10h, e no Centro de Educação Municipal Ambiental (Cema), às 11h, em Jaguariúna/SP.

https://twitter.com/simonetebetbr/status/1567510074607771650

Ciro Gomes (PDT)

O candidato do PDT também aposta em um discurso de “nova independência brasileira” e lamenta que o Brasil não possa comemorar essa data em uma situação melhor.  

Ciro se encontra hoje com o arcebispo Dom Ailton José dos Santos, na Arquidiocese de Mariana-MG, às 10h e em Ouro Preto (MG), acompanha os atos do 7 de setembro pela CiroTV. 

Vera Lucia (PSTU)

Apesar de não ter nenhuma manifestação a respeito da data, a candidata participa do Grito dos Excluídos em São Paulo e, às 19h, faz uma live sobre a Independência em suas redes sociais.

Sofia Manzano (PCB)

A candidata participa do Grito dos Excluídos em São Paulo. 

https://twitter.com/SofiaManzanoPCB/status/1567512160892342272

Soraya Thronicke (União Brasil)

Assim como Tebet e Ciro, a candidata se manifestou em suas redes sociais destacando a ressignificação da bandeira como símbolo nacional.

“Hoje, eu estou vestida de amarelo, uma das cores da nossa bandeira. A cor significa prosperidade e riqueza — muito diferente do que a gente está vendo por aí; diferente do que a gente está vendo pelos quatro cantos do País, que é fome, desalento, desemprego, desespero”, afirma.

Nesta quarta-feira, ela faz uma caminhada e visita a feira de artesanato de Embu das Artes, no Parque Francisco Rizzo, em São Paulo. Ainda na capital, visita o novo Museu do Ipiranga e à noite se encontra com jovens para discussão do tema “Democracia e Liberdade”, no comitê de campanha.

https://twitter.com/SorayaThronicke/status/1567481338885701633

Felipe D’Avila (Novo)

O candidato do Novo ressalta que a liberdade defendida neste dia “só será possível com emprego e renda para todos; com um Estado que pese menos sobre os ombros do cidadão”.

Em São Paulo, o candidato fará panfletaço no parque da Independência e participa em seguida da solenidade de reabertura do Museu do Ipiranga.  

https://twitter.com/fdavilaoficial/status/1567508953323474944

Léo Péricles (UP)

O candidato participa do Grito dos Excluídos em São Paulo. 

Padre Kelmon (PTB) 

Substituindo Roberto Jefferson, o padre se manifesta comemorando “o crescimento da nação brasileira”

https://www.instagram.com/p/CiNRaRErh3t/

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar