CartaExpressa
Lula se reúne com novos comandantes militares e pede relatório sobre investimentos necessários
Foi o primeiro encontro do presidente eleito com o futuro comando das Forças Armadas


O presidente eleito Luiz Inácio Lula (PT) se reuniu nesta sexta-feira 16 pela primeira vez com os futuros comandantes das Forças Armadas. O encontro, em Brasília, teve a participação do futuro ministro da Defesa José Múcio Monteiro.
Na agenda, que durou pouco mais de uma hora, Lula pediu que os militares produzam um relatório com a necessidade de investimento em cada força.
“O clima foi de um presidente da República que está conhecendo seus futuros chefes das Forças Armadas. Foi ótimo, falou sobre o que ele espera das Forças Armadas. Foi muito bom o encontro, saíram todos muito satisfeitos”, disse Múcio ao jornal O Globo. “Ele vai querer investir nas Forças Armadas, quer saber o que está precisando.”
No Exército, o escolhido por Lula e Múcio foi o general Júlio Cesar de Arruda; na Marinha, o almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen; e na Força Aérea Brasileira , o brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno.
Nesta sexta, Múcio também reforçou que uma de suas prioridades iniciais é fazer com que a cerimônia de troca do comando militar ocorra em janeiro, conforme a tradição. O novo governo teme uma tentativa dos atuais comandantes de antecipar a substituição.
“Nós ainda estamos conversando sobre isso. Nós queremos fazer isso da melhor forma às Forças Armadas”, admitiu o futuro ministro.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Bolsonaro libera exploração de madeira em terras indígenas; governo Lula promete revogar a medida
Por CartaCapital
‘A gente não cuida do pobre se ficar olhando a política fiscal do governo’, diz Lula a catadores em São Paulo
Por CartaCapital
GSI deve participar da segurança para a posse de Lula, diz Flávio Dino
Por CartaCapital