CartaExpressa
Lula se refere a Bolsonaro como ‘titica’ em evento no Paraná
O presidente afirmou que o ex-capitão é um produto da negação da política


O presidente Lula afirmou nesta terça-feira 4 que Jair Bolsonaro, seu antecessor no Palácio do Planalto, é fruto da negação da política. As declarações sobre o ex-capitão foram acompanhadas por gritos de “inelegível” por parte dos presentes em um evento sobre a retomada das obras do campus da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, a Unila, em Foz do Iguaçu (PR).
Lula declarou que Bolsonaro “mentia, destilava ódio e ofensas” e “não gostava de mulher, de trabalhador, de negro, de índio e da Floresta Amazônica”.
Na sequência, o presidente disse que jovens “são induzidos a não gostar de política” e discursou sobre os riscos desse processo.
“Quando a gente não gosta de política, nasce uma titica como o Bolsonaro. É nisso que dá”, completou.
Presente na cerimônia, o ministro da Educação, Camilo Santana, confirmou o investimento de 600 milhões de reais da Itaipu Binacional para concluir as obras do campus da Unila.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Cuba está impedida de crescer pelo bloqueio americano, diz Lula
Por CartaCapital
Lula defende diálogo com Venezuela e Nicarágua no Mercosul: ‘O que não pode é isolar’
Por CartaCapital
‘Inaceitável’: Lula reforça no Mercosul suas críticas ao pacote de exigências da União Europeia
Por Marina Verenicz