CartaExpressa
Lula se encontra com primeiro-ministro da Autoridade Palestina
Na reunião, o presidente reafirmou a necessidade do cessar-fogo e da entrada de ajuda humanitária


O presidente Lula (PT) e o primeiro-ministro da Autoridade Palestina, Mohammad Shtayyeh tiveram uma reunião bilateral na manhã deste sábado 17, sobre a guerra entre Israel e Hamas.
O encontro ocorreu antes de o petista discursar na cerimônia de abertura da 37º Cúpula da União Africana, na Etiópia.
O primeiro-ministro palestino negou relações com o Hamas e afirmou que há pelo menos 30 mil mortos e 9 mil desaparecidos em território palestino desde o início do confronto.
Lula reforçou o apoio a criação de Estado palestino economicamente viável e que seja internacionalmente reconhecido. Assim como a criação de condições para garantir ajuda humanitária às pessoas que estão na área do conflito.
Mohammad Shtayyeh agradeceu o apoio e a solidariedade do Brasil e do presidente Lula ao povo palestino, reforçou a necessidade de um cessar-fogo imediato.
Na última quinta-feira 15, em discurso no Egito, Lula havia anunciado que o Brasil fará uma nova doação para a Agência das Nações Unidas para os Refugiados da Palestina (UNRWA).
Isto porque, vários países, como os Estados Unidos, decidiram cortar fundos para a agência da ONU para palestinos, após acusação de envolvimento de funcionários no ataque do Hamas em 7 de outubro.
“O governo brasileiro fará novo aporte de recursos para a UNRWA. Exortamos todos os países a manter e reforçar suas contribuições”, disse o presidente.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Situação em Gaza é ‘devastadora’ para a economia palestina, reforça o FMI
Por AFP
Menina palestina de 6 anos desaparecida em Gaza é encontrada morta
Por AFP
Nos anos 70, ministro israelense admitiu a Herbert Marcuse a ocupação da Palestina
Por Bruno Fabricio Alcebino da Silva