CartaExpressa
Lula sanciona lei que estabelece revisão anual da tabela do SUS
A decisão visa corrigir uma distorção de mais de dez anos


O presidente Lula (PT) sancionou nesta terça-feira 16, o projeto de lei que estabelece a revisão anual dos valores de remuneração dos serviços prestados ao Sistema Único de Saúde, o SUS.
O texto, aprovado em dezembro pelo Senado, altera a Lei Orgânica da Saúde e determina que o reajuste ocorra de acordo com a disponibilidade orçamentária e financeira do Ministério da Saúde.
Com a nova regra, serão reajustados os valores de 4.617 procedimentos médicos da tabela do SUS. A lista é usada como referência pelo Ministério da Saúde para ressarcimento das santas casas, hospitais filantrópicos conveniados e entidades privadas.
Um dos serviços prestados, por exemplo, é o de consultas médicas. Na definição da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o valor da consulta está em 73,91 reais, mas de acordo com a atual tabela do SUS, o valor é 10 reais.
Os valores são estabelecidos pela direção nacional do SUS e aprovados no Conselho Nacional de Saúde.
A assinatura da sanção do projeto ocorreu em reunião fechada, no Palácio do Planalto, com representantes de secretarias estaduais e municipais e de entidades filantrópicas.
“[A medida] garante uma previsibilidade como ocorre em outras políticas, como a do salário mínimo”, afirmou o Secretário-Executivo do Ministério da Saúde, Swedenberger do Nascimento Barbosa.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

A culpa é dos autistas?
Por Maria Cecília de Araujo Asperti, Priscilla Andreazza Rebêlo e João Eberhardt Francisco
Butantan desenvolve teste que detecta leptospirose em estágio inicial
Por Agência Brasil
Prefeitura de São Paulo recua sobre orientação contra aborto legal após 22 semanas de gestação
Por CartaCapital
Entidade médica critica CFM por equiparar crenças pessoais à ciência
Por Agência Brasil
Vacina recombinante Zalika contra covid-19 é registrada pela Anvisa
Por Agência Brasil