CartaExpressa
Lula revoga portaria de Bolsonaro que impedia homenagem a personalidades negras vivas
A decisão foi assinada pelo presidente da entidade, João Jorge Rodrigues, que definiu a medida como um ato de respeito


O governo Lula revogou nesta quarta-feira 5 uma portaria do governo de Jair Bolsonaro que proibia a Fundação Palmares de prestar homenagem em seu site a personalidade negras vivas – ou seja, as menções só poderiam ser póstumas.
A revogação foi assinada pelo presidente da instituição, João Jorge Rodrigues, que definiu a medida como um ato de respeito.
“A missão da Fundação Cultural Palmares é de divulgar a cultura afro-brasileira em toda a sociedade e ter o nome de diversas personalidades que marcaram e continuam marcando a cultura negra é o mínimo que podemos fazer”, destacou. “É uma honra homenageá-los.”
O ato suspende a portaria 189, que tratava das diretrizes para a seleção das personalidades notáveis negras, nacionais ou estrangeiras, a serem divulgadas no site da fundação.
Desde a proibição, o governo Bolsonaro retirou homenagens a 27 personalidades, como a escritora Conceição Evaristo, os cantores Gilberto Gil e Martinho da Vila e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.
A Fundação Palmares informou que a próxima portaria será definida por um grupo de trabalho com integrantes da instituição.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lula se manifesta após morte de crianças em creche de Blumenau: ‘Monstruosidade’
Por CartaCapital
Ferrovia defendida por ministro de Lula afetará terra de Raoni, estrela da posse do presidente
Por Daniel Camargos
Pacheco pode instalar CPMI sobre o 8 de Janeiro ainda neste mês; governo Lula é contra
Por CartaCapital
Moro ‘ressuscita’ PEC para proibir Lula de indicar PGR fora da lista tríplice
Por CartaCapital
Live exclusiva: O que esperar do governo Lula após 100 dias de mandato?
Por Camila da Silva
Cartão corporativo: Bolsonaro gastou R$ 754 mil em lanches durante a campanha
Por CartaCapital
Como será o depoimento de Bolsonaro sobre o caso das joias
Por CartaCapital