CartaExpressa
Lula: ‘Responsáveis pelo genocídio têm nome. Bolsonaro recebeu a Covid com hospitalidade’
‘Tratou o vírus como aliado. E precisa pagar por ter atentado contra o povo brasileiro’


O ex-presidente Lula usou as redes sociais para lamentar a marca de 400 mil mortes por Covid-19 no Brasil, registrada nesta quinta-feira 29.
“400 mil de nós se foram. Estavam aqui há pouco tempo e agora não estão mais. Pais, mães, avós, filhos, maridos, esposas, amigos”, escreveu o petista.
Segundo Lula, “os responsáveis por esse genocídio têm nome. Bolsonaro abriu a casa e recebeu a Covid-19 com hospitalidade. Tratou o vírus como aliado. E precisa pagar por ter atentado contra o povo brasileiro”.
“A vida vai vencer a morte. Meus sentimentos às famílias de todos que não estão mais aqui”, finalizou o ex-presidente.
Nas últimas 24 horas, segundo o Conselho Nacional de Secretários de Saúde, foram 3.001 mortes. Com isso, o total de vítimas fatais da doença no País chegou a 401.186.
2 – Os responsáveis por esse genocídio tem nome. Bolsonaro abriu a casa e recebeu o Covid19 com hospitalidade. Tratou o vírus como aliado. E precisa pagar por ter atentado contra o povo brasileiro.
— Lula (@LulaOficial) April 29, 2021
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.