CartaExpressa
Lula recebe carta em que Xi Jinping reforça ‘amizade e parceria estratégica’ entre Brasil e China
O presidente chinês também voltou a parabenizar o petista pela vitória na eleição deste ano


O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou ter recebido, nesta quinta-feira 8, uma carta do presidente da China, Xi Jinping.
No texto, segundo Lula, Xi reforça “os cumprimentos pelo resultado eleitoral, a amizade e parceria estratégica global entre nossos países e a visão de longo prazo das relações entre Brasil e China”.
A China segue no topo da lista de parceiros comerciais do Brasil. O país respondeu pela maior participação nas exportações brasileiras em 2021: 31,28% do total, ou 87,7 bilhões de dólares. Na segunda posição, os EUA registraram 11%, ou 31,1 bilhões de dólares.
Os chineses também responderam pela maior participação nas importações brasileiras: 21,7%, ou 47,6 bilhões de dólares.
Ainda assim, o governo de Jair Bolsonaro (PL) foi marcado por uma retórica anti-China. Em um dos episódios de provocação, o presidente insinuou que o coronavírus poderia ter nascido em um laboratório.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

As principais informações sobre a posse de Lula e a programação do ‘Festival do Futuro’
Por CartaCapital
Ipec: 50% acreditam que governo Lula será bom ou ótimo; maioria vê transição no caminho certo
Por CartaCapital
Lula deve anunciar os ministros da Defesa, da Fazenda e da Justiça nesta sexta
Por Leonardo Miazzo