CartaExpressa

Lula parabeniza conservador Friedrich Merz por vitória em eleição na Alemanha

O presidente brasileiro disse esperar que países sigam empenhados na defesa da democracia e do multilateralismo

Lula parabeniza conservador Friedrich Merz por vitória em eleição na Alemanha
Lula parabeniza conservador Friedrich Merz por vitória em eleição na Alemanha
Lula parabeniza Friedrich Merz, conservador que irá liderar o novo governo da Alemanha. Fotos: Pablo PORCIUNCULA / AFP e INA FASSBENDER / AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente Lula (PT) parabenizou, nesta segunda-feira 24, o conservador Friedrich Merz pela vitória na eleição da Alemanha. O líder da aliança de direita será o novo primeiro-ministro do país após derrotar Olaf Scholz, social-democrata que buscava a reeleição.

“A Alemanha é um país amigo e parceiro crucial do Brasil na defesa da democracia e do multilateralismo, na promoção do desenvolvimento sustentável e proteção dos direitos humanos”, afirmou Lula em nota sobre a vitória de Merz.

O pleito, finalizado neste domingo, foi marcado também por um avanço da extrema-direita, representada pelo AfD. O partido ficou em segundo lugar na votação e busca cadeiras no novo governo. Merz, porém, indicou que não pretende dar espaço ao AfD na nova composição.

Lula não cita, na mensagem, o resultado do partido da extrema-direita, mas menciona que a votação ocorreu em um “momento de grande sensibilidade geopolítica e geoeconômica global”.

O presidente brasileiro disse estar confiante na manutenção da boa relação entre os países mesmo com a chegada de um governo mais conservador ao poder. “Estou convencido de que seguiremos trabalhando juntos para ampliar as convergências e complementaridades em prol de uma inserção internacional cada vez mais competitiva de ambos”, anotou.

Por fim, Lula anotou que espera que o país, agora governado pela direita, implemente o acordo Mercosul-UE e participe da COP-30, a conferência do Clima da ONU que será realizada em Belém, em novembro de 2025.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo