CartaExpressa
Lula parabeniza conservador Friedrich Merz por vitória em eleição na Alemanha
O presidente brasileiro disse esperar que países sigam empenhados na defesa da democracia e do multilateralismo


O presidente Lula (PT) parabenizou, nesta segunda-feira 24, o conservador Friedrich Merz pela vitória na eleição da Alemanha. O líder da aliança de direita será o novo primeiro-ministro do país após derrotar Olaf Scholz, social-democrata que buscava a reeleição.
“A Alemanha é um país amigo e parceiro crucial do Brasil na defesa da democracia e do multilateralismo, na promoção do desenvolvimento sustentável e proteção dos direitos humanos”, afirmou Lula em nota sobre a vitória de Merz.
O pleito, finalizado neste domingo, foi marcado também por um avanço da extrema-direita, representada pelo AfD. O partido ficou em segundo lugar na votação e busca cadeiras no novo governo. Merz, porém, indicou que não pretende dar espaço ao AfD na nova composição.
Lula não cita, na mensagem, o resultado do partido da extrema-direita, mas menciona que a votação ocorreu em um “momento de grande sensibilidade geopolítica e geoeconômica global”.
O presidente brasileiro disse estar confiante na manutenção da boa relação entre os países mesmo com a chegada de um governo mais conservador ao poder. “Estou convencido de que seguiremos trabalhando juntos para ampliar as convergências e complementaridades em prol de uma inserção internacional cada vez mais competitiva de ambos”, anotou.
Por fim, Lula anotou que espera que o país, agora governado pela direita, implemente o acordo Mercosul-UE e participe da COP-30, a conferência do Clima da ONU que será realizada em Belém, em novembro de 2025.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.