CartaExpressa
Lula oficializa aposentadoria de Rosa Weber no STF
Presidente deverá definir indicação de substituto nos próximos dias
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou o decreto que concede aposentadoria à ministra do Supremo Tribunal Federal Rosa Weber. O documento consta do Diário Oficial da União desta sexta-feira 29.
A aposentadoria da ministra se deu de forma compulsória ao atingir 75 anos, idade-limite para ocupar o cargo de ministra no STF.
Na quarta-feira 27, Rosa fez seu discurso de despedida da Corte. Ela agradeceu o apoio aos demais ministros e relembrou os anos de carreira na Justiça.
Rosa foi indicada aos STF em 2011, pela ex-presidente Dilma Rousseff, substituindo a ex-ministra Ellen Gracie. Ela foi a terceira mulher a ocupar o cargo na Suprema Corte.
O presidente Lula deverá decidir o próximo indicado para ocupar a cadeira deixada por Rosa Weber nos próximos dias.
Apesar da pressão para escolher uma mulher negra, o presidente já deixou claro que gênero e raça não serão critérios para a indicação.
Entre os nomes cotados para a vaga estão o ministro da Justiça, Flávio Dino; o presidente do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas; e o advogado-geral da União, Jorge Messias.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Os 3 principais eixos da nova presidência do STF, segundo Barroso
Por CartaCapital
STF sobreviveu ao populismo autoritário e à tentativa de interferir nas urnas, diz Gilmar na posse de Barroso
Por Wendal Carmo
Favoritos para vaga no STF vão à posse de Barroso na presidência da Corte
Por CartaCapital



