CartaExpressa
Lula no 1º turno seria uma vitória da democracia, diz Dilma após votar em BH
A ex-presidenta acompanhará a apuração dos votos com o candidato do PT


A ex-presidenta Dilma Rousseff (PT) votou na manhã deste domingo 2 em um colégio de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, acompanhada de assessores e candidatos do partido.
Na sequência, Dilma se dirige a São Paulo, onde seguirá a reta final da votação e a apuração com o candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva. Ainda neste domingo, deve viajar a Porto Alegre.
“A minha expectativa é de que a democracia ganhe, e isso significa a vitória do Lula no primeiro turno”, disse a ex-presidenta a jornalistas após registrar os seus votos.
Questionada sobre a possibilidade de ocupar algum cargo em um eventual novo governo de Lula, ela evitou uma resposta direta. “Eu já fui presidente, então vamos devagar”, disse Dilma.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Moraes determina a remoção de publicação que liga Marcola a Lula
Por CartaCapital
Lula: ‘Ganhando as eleições e ganhando em SP, a gente vai dar conta de fazer o País voltar a ser feliz’
Por CartaCapital
Na Nova Zelândia e na Austrália, Lula ‘vence’ em todas as urnas
Por CartaCapital