CartaExpressa
Lula lamenta morte de Tabaré Vázquez: ‘Perdi um amigo querido’
‘Fomos presidentes juntos e só guardo boas memórias’, afirmou


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) emitiu nota de pesar sobre a morte de Tabaré Vázquez neste domingo 6, em decorrência de um câncer de pulmão. Em nota, o petista lembrou que ambos foram chefes de Estado no mesmo período, entre 2002 e 2005.
“Tabaré Vázquez foi um grande médico e político, por duas vezes presidente do Uruguai, que governou com sabedoria e competência, deixando um legado de democracia, desenvolvimento e avanços sociais no nosso querido país vizinho. Fomos presidentes juntos e só guardo boas memórias de sua atuação pela cooperação e integração da América do Sul”, escreveu.
“Hoje perdi um amigo querido meu e do Brasil. Minha solidariedade e sentimentos aos familiares, amigos e ao povo uruguaio, que preservará a memória e o legado de Tabaré Vázquez”, declarou Lula.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.