CartaExpressa
Lula indica novo embaixador do Brasil na Ucrânia
Novo embaixador deve passar por uma sabatina no Senado
O presidente Lula (PT) indicou um novo nome para chefiar a embaixada brasileira na Ucrânia. Rafael de Mello Vidal, que atualmente exerce o cargo de embaixador em Angola, já recebeu o aval diplomático do governo de Volodmir Zelenski.
Agora, Rafael deve passar por uma sabatina no Senado. Antes de atuar em Angola, ele foi embaixador do Brasil no Mali (2019-2020).
O novo embaixador vai substituir Norton de Andrade Mello Rapesta, que está no cargo desde 2020. Norton chegou a ser deslocado de Kiev depois do início da guerra no país.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.



