CartaExpressa
Lula faz check-up anual adiado por cirurgia na cabeça: ‘Dentro da normalidade’, diz boletim médico
O presidente já está recuperado da trepanação feita em dezembro e deve retomar viagens internacionais em breve


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou ao Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Desta vez, Lula foi fazer um check-up anual. O procedimento deveria ter sido feito em dezembro de 2024, mas teve que ser adiado por conta de uma cirurgia feita por ele em consequência da queda que sofreu em outubro.
O check-up foi feito nesta quinta-feira 20. Segundo o corpo médico que acompanhou o presidente, os exames tiveram resultados “dentro da normalidade”.
“Todos os exames realizados estão dentro da normalidade, inclusive a tomografia de crânio para controle pós-operatório”, diz o boletim médico. “O Presidente segue com acompanhamento médico habitual, sem previsão de novos exames, pelas equipes médicas lideradas pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho e pela Dra. Ana Helena Germoglio”, aponta o documento.
Histórico
Em outubro do ano passado, Lula sofreu um acidente doméstico no Palácio do Alvorada. O caso despertou atenção no entorno do presidente, já que ele teve que ser internado.
Foi somente em dezembro, porém, que Lula teve que passar por uma cirurgia na cabeça para colocar um dreno. O procedimento, conhecido como trepanação, foi feito às pressas depois que o presidente sentiu fortes dores de cabeça em Brasília. Depois do procedimento, Lula foi voltando pouco a pouco à rotina de trabalho.
Liberado para viagens
Já recuperado, Lula terá duas viagens internacionais nos próximos meses: a primeira será entre 25 e 26 de março para o Japão, onde cumprirá agendas do “Ano do Intercâmbio e da Amizade Brasil-Japão”; já a segunda será para a França, em junho, onde petista vai participar da Conferência das Nações Unidas sobre Oceanos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lula sobe o tom contra Bolsonaro após denúncia da PGR: ‘Só tem uma saída, ser preso’
Por CartaCapital
Lula ironiza críticas à influência de Janja: ‘Ela cuida de mim’
Por CartaCapital
Lula promete reunião com atacadistas para tentar reduzir preços dos alimentos
Por CartaCapital
Crise para o bolsonarismo, fôlego para Lula? Como a denúncia da PGR abala a política
Por Josué Medeiros