CartaExpressa
Lula exonera bolsonaristas do Conselho da Itaipu; veja a lista
No mesmo decreto, Lula nomeou Alexandre Silveira, Esther Dweck, Rui Costa e Fernando Haddad para a composição do novo Conselho


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) exonerou, nesta quinta-feira 6, os indicados por Jair Bolsonaro (PL) para o Conselho da usina hidrelétrica Itaipu Binacional.
Com a troca, saem dos cargos os ex-ministros de Minas e Energia Bento Albuquerque e Adolfo Sachsida, o ex-chefe de gabinete da Presidência Célio Faria Jr., a esposa do ex-líder do governo Ricardo Barros (PP), Maria Aparecida Borghetti, e o ex-deputado José Carlos Aleluia Costa.
No mesmo ato foram nomeados para o Conselho os ministros Alexandre Silveira (Minas e Energia), Esther Dweck (Gestão e da Inovação), Rui Costa (Casa Civil), Fernando Haddad (Fazenda) e o ex-deputado estadual pelo Paraná, Michele Caputo Neto.
O ex-chanceler bolsonarista Carlos França, que representa o Ministério das Relações Exteriores junto à Itaipu foi substituído pelo atual ministro Mauro Vieira.
Todas as mudanças foram publicadas no Diário Oficial da União desta quinta-feira 6.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Em Itaipu, Lula promete novo acordo entre Brasil e Paraguai com foco na proteção ambiental
Por Getulio Xavier
Lula oficializa nomeação de Enio Verri para a direção-geral da Itaipu Binacional
Por Victor Ohana