CartaExpressa
Lula e Haddad se reúnem nesta segunda para definir corte de gastos
Ministro da Fazenda confirmou o encontro, mas evitou antecipar detalhes de quais setores devem ser afetados pela medida


O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou que vai se reunir ainda nesta segunda-feira 4 com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para discussões sobre a contenção de gastos públicos. Segundo Haddad, o governo já tem debates adiantados sobre o tema.
“O presidente passou o fim de semana trabalhando o assunto, pediu que técnicos viessem a Brasília para apresentar detalhes para ele. Penso que estamos na reta final”, disse Haddad.
A reunião desta segunda deve contar com a presença de outros ministros, mas Haddad não citou quais. O ministro da Fazenda disse que, “por deferência” a Lula, não adiantaria detalhes sobre os planos – o presidente ainda vai definir “quem comunica” e “como comunica”, justificou.
Para participar do encontro, Haddad teve de mudar a agenda e cancelar uma viagem que faria à Europa. A presença do ministro em Brasília é vista pelo governo como essencial para destravar os debates internos sobre a contenção de recursos.
“O presidente pediu para eu ficar. Como as coisas estão muito adiantadas do ponto de vista técnico, acredito que estejamos prontos esta semana para anunciar”, finalizou.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Camilo critica flexibilização do piso da Educação para cumprir metas fiscais: ‘Que Haddad não fique chateado’
Por Ana Luiza Basilio
Haddad justifica atraso no anúncio de corte de gastos: ‘Melhorar o texto’
Por CartaCapital