Lula e Bolsonaro têm ‘consenso’ em relação à Rússia, diz Putin

Fontes, entretanto, disseram à Folha ser Bolsonaro o preferido do presidente russo

Putin é “maior exportador de mentiras eleitorais do mundo” Foto: Gavriil Grigorov / SPUTNIK / AFP

Apoie Siga-nos no

Vença Lula (PT) ou Bolsonaro (PL), a relação entre Brasil e Rússia deve seguir a mesma toada. Ao menos é o que diz o presidente russo Vladimir Putin, que vê ‘consenso’ entre os dois candidatos em relação a seu país.

As declarações foram feitas nesta quinta-feira, no encerramento da 19ª reunião anual do Clube Valdai, grupo de discussão ligar do Kremlin, com acadêmicos, empresários e políticos. 

“Sabemos que eles [os rivais] têm consenso na relação com a Rússia, apesar de situações difíceis dentro do país. Não interferimos em processos políticos internos”, disse Putin, respondendo a uma pergunta do repórter Igor Gielow, da Folha de S. Paulo. “É nosso parceiro mais importante na região, e assim continuará. Faremos tudo para que essas relações se desenvolvam mais.”

Fontes que acompanham o evento, entretanto, disseram à Folha ser Bolsonaro o preferido do presidente russo. Isso porque ele o considera mais manobrável e influenciável que Lula. 

Bolsonaro visitou à Rússia dias antes a invasão na Ucrânia. Após manifestações internacionais de repúdio as atitudes de Putin no território vizinho, Bolsonaro preferiu se manter neutro. 

No encontro, Putin e o ex-capitão negociaram a comercialização de fertilizantes para o País e foi iniciada uma negociação de certificação de combustíveis nucleares para submarinos movidos a reator. 


O presidente russo recebeu “solidariedade” de Bolsonaro em um momento de grande isolamento internacional. A postura do brasileiro levou a críticas ao País por autoridades internacionais. 

Ainda que de Bolsonaro ser o mais alinhado aos interesses russos, o petista não preocupa, já que Lula fez diversas críticas ao presidente ucraniano Volodimir Zelenski e apontou que manterá uma posição neutra, apesar da pressão norte-americana. 

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Relacionadas

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.