CartaExpressa
Lula e Bolsonaro empatam no Rio de Janeiro, mostra pesquisa
Resultado apontou empate entre os dois candidatos no cenário espontâneo e no cenário estimulado
O ex-presidente Lula (PT) e o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) estão empatados na disputa pelo Planalto entre os eleitores do Rio de Janeiro, segundo nova pesquisa do instituto Paraná Pesquisas, divulgada no fim de semana.
A igualdade entre os dois candidatos aparece tanto no levantamento espontâneo quanto no levantamento estimulado. No primeiro caso, o ex-presidente aparece com 26,8% contra 26,2% de Bolsonaro.

Já no segundo cenário, em que uma lista de pré-candidatos é apresentada aos entrevistados, Lula sobe para 37,9% e o atual presidente fica com 37,5%.

Como se vê, nos dois cenários monitorados, quem figura em terceiro lugar é Ciro Gomes (PDT). O ex-ministro tem 1,6% entre os eleitores do Rio na pesquisa espontânea e 5,6% no levantamento estimulado. No primeiro caso, o desempenho dos demais candidatos somados chega a 1% dos eleitores. No segundo, a soma não passa de 4%.
Para chegar aos resultados, o instituto Paraná Pesquisas entrevistou 1.540 eleitores do Rio de Janeiro. A pesquisa tem margem de erro de 2,5 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
Veja a íntegra do levantamento:
Mídia_RJ - Federal
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Castro e Freixo estão tecnicamente empatados no Rio, diz Paraná Pesquisas
Por CartaCapital
Comitê ‘BrizoLula’, lançado pelo PT no Rio, irrita dirigentes do PDT: ‘É provocação’, diz Lupi
Por Agência O Globo



