CartaExpressa
Lula diz que não há chance de dois candidatos de direita chegarem ao 2º turno
O ex-presidente foi questionado se o PT apoiaria Doria ou Huck em uma disputa contra Bolsonaro
O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva afirmou, em entrevista nesta quinta-feira 18 ao jornalista Kennedy Alencar, do UOL, que “não há a possibilidade de dois candidatos de direita em 2022”.
Lula havia sido questionado se o PT apoiaria ou não, no segundo turno da corrida eleitoral, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), ou o apresentador de TV Luciano Huck em uma eventual disputa contra Jair Bolsonaro.
“Isso não vai acontecer, não há a possibilidade de dois candidatos de direita [irem] para o segundo turno. Haverá um candidato representante da direita, da extrema direita, bolsominion, isso está claro, e haverá outro candidato de esquerda, que tenha mais compromisso com a sociedade brasileira”, disse Lula.
O petista ainda declarou que a construção de uma “frente ampla” contra o bolsonarismo será mais palpável apenas no segundo turno.
“Como você vai escolher qual é o candidato de frente ampla? Qual é o critério? Tem uma prévia, uma pesquisa? A melhor prévia que tem é a disputa no primeiro turno. Não pode depois inventar de ir para Nova York, temos que fazer um pacto no primeiro turno.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.



