CartaExpressa
Lula deve viajar à China até março; visitas aos EUA e à Argentina também estão na agenda
Segundo o futuro chanceler, Lula participará de uma reunião da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, a ser realizada na Argentina
O futuro ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou nesta quarta-feira 14 que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viajará à China no primeiro trimestre de 2023. O petista também deve se encontrar com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, no início de seu mandato.
Segundo Vieira, Lula participará de uma reunião da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, a ser realizada na Argentina, e terá uma reunião bilateral com o presidente Alberto Fernández.
Lula já havia sido convidado por Fernández e pelo presidente da China, Xi Jinping, para realizar as viagens antes mesmo da posse, mas não houve “tempo hábil”, de acordo com Vieira.
O futuro chanceler também confirmou que o Brasil deseja sediar a 30º edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP30, em 2025. A oferta foi formalmente apresentada em novembro por Lula, durante participação na COP27, no Egito.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Chanceler de Lula anuncia Maria Laura da Rocha como secretária-geral do Itamaraty
Por CartaCapital
Brasil retomará as relações diplomáticas com a Venezuela, confirma chanceler de Lula
Por CartaCapital
Mulheres Yanomami pedem fim do garimpo ilegal em carta a Lula
Por Camila da Silva



