Um levantamento realizado pelo jornal O Globo e publicado nesta segunda-feira 7 indica o tom da pré-campanha à Presidência nas redes sociais. O monitoramento analisa os termos mais utilizados no Twitter em janeiro pelos cinco principais postulantes ao Palácio do Planalto.
No perfil de Lula (PT), o líder das pesquisas de intenção de voto, predominou a temática da fome. No primeiro mês do ano, direcionou as críticas a Jair Bolsonaro (PL): das 14 vezes em em que escreveu “governo”, seis foram para condenar a política econômica do atual governo. A palavra mais utilizada por ele foi “País”.
Sergio Moro (Podemos), por sua vez, estabeleceu Lula como sua obsessão. Foram 24 menções ao petista, em meio a uma exaltação da Lava Jato, operação protagonizada pelo ex-juiz e que retirou Lula das eleições de 2018, vencidas por Bolsonaro.
Já o ex-capitão tentou destacar supostas ações do governo nas áreas de Infraestrutura e Desenvolvimento Regional. Foram dez menções às pastas chefiadas, respectivamente, por Tarcísio de Freitas e Rogério Marinho.
Na chamada terceira via, Ciro Gomes (PDT) destacou o nome “Brasil” e impulsionou seu programa CiroGames, transmitido nas redes sociais. O ex-magistrado da Lava Jato aparece como a quarta palavra mais dita pelo pedetista no Twitter. Ainda aparecem os termos “projeto”, “nacional” e “desenvolvimento”.
Por fim, João Doria (PSDB) adotou um forte discurso em defesa da vacinação, especialmente da campanha destinada às crianças. Também exaltou resultados econômicos de São Paulo e investimentos em programas.
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